Arctic Chat : Arctic Cat Forum banner

Guia de remoção, desmontagem e impermeabilização do atuador 4WD 0502-296 (3 fios)

121K views 79 replies 33 participants last post by  Sgroi Innovations  
#1 · (Edited)
0502-296 Remoção e desmontagem do atuador (3 fios)

Meu atuador estava com vazamento de óleo do diferencial. O diferencial tinha muito óleo, fazendo com que o óleo vazasse ao redor do atuador, onde ele se conecta ao diferencial. Então, eu o desmontei para ver se algum óleo havia entrado no atuador. Não havia óleo dentro do atuador, então decidi selar o atuador com RTV depois de verificá-lo. Veja como eu fiz.

1. Remova o parafuso e as braçadeiras do painel interno do para-lama e remova o painel. (Fig. 1)

2. Levante a aba no conector do atuador e desconecte-o do chicote principal. (Fig. 2)

3. Afrouxe o parafuso dianteiro e remova os parafusos inferior e traseiro usando um Torx T30. (Fig. 3)

4. Deslize o atuador para trás do parafuso dianteiro para removê-lo (Fig. 4 e 4a).

Attachments

#2 · (Edited)
5. Remova sete parafusos Torx T20 (Fig. 5) e remova a tampa. (Fig. 6)

6. Levante cuidadosamente o conjunto da engrenagem sem-fim, certificando-se de não quebrar a haste de plástico (Fig. 7) que fica pendurada sobre a placa de circuito. Se você quebrá-la, terá que comprar um novo atuador. Esta pequena haste desliga o servomotor acionando os interruptores de limite em cada extremidade de sua faixa de movimento. O conjunto da engrenagem sem-fim pode ser desmontado puxando as duas metades. Não vi nenhuma razão para tirar a mola da metade superior. (Fig. 8)

7. Remova a engrenagem intermediária, a junta e levante o chicote e a placa de circuito para fora da caixa.

8. Neste ponto, limpei as duas metades da caixa e a junta com um pouco de verde simples, água e uma escova. Limpei a placa de circuito com um limpador eletrônico seguro para plástico. Borrife os interruptores de limite e trabalhe cuidadosamente o limpador neles, ligando e desligando-os repetidamente (Fig. 8a). Também borrifei o limpador no motor e, depois de seco, apliquei um óleo leve à base de Teflon em ambas as extremidades do eixo do motor. Desconectei o conector da placa de circuito e coloquei um pouco de graxa dielétrica nas conexões e conectei-o de volta.

Attachments

#3 · (Edited)
9. Toda a graxa de lítio branca original foi limpa. Tudo limpo? Agora é hora de colocar tudo de volta. (Fig. 9)

10. Reinstale a placa de circuito. Certifique-se de que a ilhó de borracha nos fios esteja firmemente encaixada em sua ranhura. Aplique graxa de lítio branca fresca nas ranhuras em que a engrenagem irá repousar, nas áreas de deslizamento para a montagem da engrenagem sem-fim e nos dentes da engrenagem (Fig. 10, 11 e 12). Tente não usar muita graxa.

11. A montagem da engrenagem sem-fim e a engrenagem intermediária foram instaladas.

12. Coloque a junta de volta em sua ranhura.

13. Reinstale a tampa e aperte os sete parafusos de cabeça Torx T20. Reconecte temporariamente os fios para testar a unidade, alternando a tração nas 4 rodas para desligado e ligado. Desconecte os fios.

14. Agora, para selar o atuador. Usei um tubo inteiro de ½ oz. de RTV preto. Essa é uma mistura de sabão de lavar louça e água no copo misturador, que é usado para suavizar o RTV (também evita que ele grude nos dedos). Você quer que ele esteja do lado ensaboado. (Fig. 13)

Attachments

#4 · (Edited)
15. Apliquei RTV na ranhura na parte de trás, onde as duas metades da tampa se juntam (Fig. 14). Certifique-se de colocar um pouco mais ao redor dos fios (Fig. 15). Em seguida, alisei o cordão e empurrei o RTV para os cantos de difícil acesso com o dedo e a água com sabão, também verifique o anel de vedação do atuador (Peça nº 0423-498, que foi substituída por 0423-892 e mede 5/16" x 7/16" x 1/16", deve ser possível encontrar substituições em lojas de ferragens ou peças por uma fração do preço do revendedor) para garantir que não esteja rachado ou danificado (Fig. 15a). Vire o atuador e aplique RTV nas cabeças dos parafusos também (Fig. 16). Deixe o RTV curar por 24 horas. Se precisar remover o RTV, basta despejar um pouco de álcool isopropílico (álcool para fricção 91%) sobre ele e trabalhar sob a borda do RTV. Ele deve sair com bastante facilidade assim que o álcool entrar sob o RTV.

16. Reconecte o fio do atuador ao chicote principal. Ligue a chave e acione o interruptor para 4WD. Isso tornará a instalação mais fácil. Instale o atuador no diferencial e alinhe a ranhura frontal no parafuso frontal, mas não aperte-o ainda. Instale o parafuso na parte traseira do atuador e aperte-o. Este parafuso assenta o atuador no diferencial. Instale o parafuso inferior, depois aperte-o e o parafuso frontal. Aparafuse e prenda o painel interno do para-lama e pronto.

Notei algumas coisas sobre o atuador enquanto o desmontava. Isso pode ajudar na solução de problemas.

A. Se ele funcionar continuamente, é muito provável que uma engrenagem tenha sido danificada e você precisará de um novo atuador. Quando uma engrenagem se danifica, o conjunto da engrenagem sem-fim não consegue deslizar para frente e para trás para acionar os interruptores de limite. O motor então funciona constantemente. Se uma engrenagem estiver danificada, então é hora de um novo atuador.

B. A eletrônica desta coisa é muito simples. Deve ser possível procurar peças para encontrar substituições. Elas provavelmente estão prontamente disponíveis e são baratas. Existem três transistores (Q1, Q2 e Q3), dois interruptores de limite (SW1 e SW2), um relé (K1), três resistores (R1, R2 e R3), um diodo maior (D1), dois diodos menores (D4 e D5) e, finalmente, o servo motor.

C. Adicionei uma pinagem da parte inferior da montagem da placa de circuito para auxiliar na solução de problemas. O relé K1 é de polo único e dupla ação, o que significa que ele altera a direção do servo motor alterando a polaridade da energia que vai para os terminais do motor, dependendo se 2wd ou 4wd está ativado.

Peças de reposição

A. Interruptores de limite (SW1 e SW2), Cherry Electronics Peça nº DH2CB1PA
Cerca de US$ 2-4 cada, dependendo de onde você comprar. A Sager tinha o preço mais baixo, em torno de US$ 2.

Informações gerais
http://www.cherrycorp.com/english/switches/submini/dh.htm
B. Diodo grande (D1), International Rectifier Peça nº 50WQ03FN
C. Relé (K1), Omron peça nº G8ND-2-DC12-SK
D. Resistores (R1, R2 e R3), Atualizarei com os números exatos das peças e locais para compra mais tarde
Valores dos resistores: R1 é um resistor de 1K ohm. R2 e R3 são ambos resistores de 3,3K ohm.
O tamanho físico dos resistores precisa ser determinado. Eu não os medi quando desmontei meu atuador. Basta medir o comprimento e a largura e usar o número correspondente para o tamanho. Aqui está um gráfico dos diferentes tamanhos.

Componentes passivos retangulares:
  • 01005 (0402 métrico): 0,016 × 0,008 pol (0,41 × 0,20 mm) Potência nominal típica para resistores 1/32 watt
  • 0201 (0603 métrico): 0,024 × 0,012 pol (0,61 × 0,30 mm) Potência nominal típica para resistores 1/20 watt
  • 0402 (1005 métrico): 0,04 × 0,02 pol (1,0 × 0,51 mm) Potência nominal típica para resistores 1/16 watt
  • 0603 (1608 métrico): 0,063 × 0,031 pol (1,6 × 0,79 mm) Potência nominal típica para resistores 1/16 watt
  • 0805 (2012 métrico): 0,08 × 0,05 pol (2,0 × 1,3 mm) Potência nominal típica para resistores 1/10 watt
  • 1206 (3216 métrico): 0,126 × 0,063 pol (3,2 × 1,6 mm) Potência nominal típica para resistores 1/8 watt
  • 1210 (3225 métrico): 0,126 × 0,1 pol (3,2 × 2,5 mm) Potência nominal típica para resistores 1/4 watt
  • 1806 (4516 métrico): 0,177 × 0,063 pol (4,5 × 1,6 mm)
  • 1812 (4532 métrico): 0,18 × 0,12 pol (4,6 × 3,0 mm) Potência nominal típica para resistores 1/2 watt
  • 2010 (5025 métrico): 0,2 × 0,1 pol (5,1 × 2,5 mm) Potência nominal típica para resistores 1/2 watt
  • 2512 (6432 métrico): 0,25 × 0,12 pol (6,3 × 3,0 mm) Potência nominal típica para resistores 1 watt

Attachments

#5 ·
Essa é uma excelente publicação sobre "Como fazer"!!!! Obrigado senhor!!!!! Isso deveria estar na seção fixada IMO!! Artigo muito útil junto com ótimas fotos! Obrigado!

• Like
Reactions: PtgGeo and cr724
#7 ·
Obrigado, isso deve ser fixado!!!

#8 · (Edited)
Obrigado pessoal!!! Eu aprendi muito com este fórum. Fico feliz em poder retribuir algo com o qual os outros possam aprender.

#9 ·
FIXAR ISTO, POR FAVOR! Atuador de acionamento "Como fazer"

Obrigado pela ótima postagem! Como podemos fazer com que os moderadores fixem isso como um tópico fixo? Parece ser um problema bastante comum. Tenho visto muitos posts semelhantes com a mesma pergunta que ficam sem resposta e este COMO FAZER de cr724 é a melhor opção que encontrei!

#11 ·
Alguém pode fixar isto, por favor!

#12 · (Edited)
Atualização. Eu fiz este reparo no verão passado na esperança de que limpar todas as conexões internas consertasse meu atuador lento. Às vezes, ainda há um atraso entre o momento em que eu aciono o interruptor e o atuador engata. Suspeito que o relé possa ser o culpado. Acho que vou pedir um novo relé e avisarei vocês se isso resolver o problema.

Também medirei os resistores e restringirei a lista aos exatos que estão no atuador.

#13 ·
Ainda acredito que este é um ótimo tópico sobre "como fazer" e que deve ser colocado na seção "stickies/pinned". Espero que as pessoas apropriadas vejam isso e decidam movê-lo para ajudar os outros.
Obrigado pelas ótimas informações, amigo!! Agradecemos muito!!

• Like
Reactions: cr724
#14 ·
Feito....

#15 ·
Consolidei minhas postagens e adicionei uma nova foto da parte elétrica do atuador

#16 ·
cr724 Você já substituiu os relés?

Tenho um '07 400LE que engata muito lentamente. O atuador não é o mesmo número de peça que o seu, mas eles parecem semelhantes. Estou pensando em fazer o mesmo com o meu.

Você acha que faz diferença se a máquina está em 2 ou 4 antes da desmontagem?

#17 ·
Não, eu nunca consegui substituir o relé. Meu atuador tem vontade própria e tem funcionado bem.

Não deve importar se o diferencial está em 2wd ou 4wd antes de remover o atuador. A haste no diferencial (Fig. 4) voltará para a posição 4wd quando o atuador for removido.

Ao reinstalar o atuador, ajuste-o para a posição 4wd para não comprimir a mola no diferencial ao parafusar o atuador.

#18 ·
Sou novo nos fóruns. Estou com o mesmo problema na minha 700 cat de 2011. O óleo do diferencial encheu o atuador e a tração nas 4 rodas não funciona mais. Olhei para outros sites e pensei que este era um dos melhores tutoriais. O que você usou para limpar a cola atual do atuador para entrar nele? Parece que este é um problema que muitas pessoas estão tendo, por que a Arctic Cat não corrigiu esse problema?

Eu vi um site onde alguém removeu o atuador e criou um botão manual para operar a tração nas 4 rodas. Isso removeu o atuador completamente. Alguém já fez isso? Este site não deu um tutorial sobre como eles fizeram isso.

#19 ·
Não há cola, apenas um o-ring entre a tampa e o corpo.

Se houver óleo, o o-ring no nariz que entra no diferencial está ruim ou faltando. Cerca de 2 centavos em uma loja de ferragens. Use um limpador de contato elétrico para limpar a placa e cruze os dedos.

#21 ·
Porque você tem bloqueio de diferencial elétrico. A parte onde você vê o óleo é onde deveria haver um anel de vedação.

#22 ·
Seu atuador (pn: 0502-585) é o modelo mais recente que possui dois atuadores. Aquele com o pino de metal ativa o BLOQUEIO do diferencial e o tubo de plástico na parte traseira que possui o anel de vedação, controla a seleção 2WD-4WD.

Você verificou seus fusíveis???

#24 ·
#26 ·
Eu fico com o antigo se você não tiver utilidade para ele.